Últimas Notícias

sábado, 4 de outubro de 2014

Médica mastologista fala sobre mitos em torno do câncer de mama

A médica Eneida Marinho explicou sobre formas de tratamento, prevenção e outros aspectos do câncer de mama, em entrevista ao Blog da Samiha. A especialista, que é atleta, defende a atividade física como meio importante no processo de superação da doença.



Blog da Samiha: O que causa o câncer de mama?
A causa é uma alteração em uma célula da mama. Forma-se uma célula mutante e então, começa a ser gerado um tumor, que pode passar para outros lugares do corpo.

Atinge homens em que proporção?
Seria na proporção de um homem para cada 100 mulheres. Muitas vezes são mais graves, pois os homens não procuram com tanta facilidade o diagnóstico. Homens que fazem uso de hormônios para crescimento dos músculos, as chamadas “bombas”, podem adquirir o tumor com mais facilidade.

Existe algum sintoma além de caroço no seio?
Existem várias as apresentações do câncer. Principalmente no início, quando não se tem o nódulo palpável, é possível identificar algumas alterações na mama, que são vistas só no exame: áreas de distorção, área de microcalcificações. Percebe-se a retração da pele, modificação da cor e vermelhidão, descargas de sangue. Por isso é importante a avaliação de um médico mastologista para verificar a alteração de um quadro para outro.

Segundo o Inca, o autoexame não é estimulado como medida de detecção. Por quê?
Quando se tem um nódulo palpável é sinal que ele já existe há um tempo grande na mama. Portanto, o ideal é fazer um diagnóstico da lesão detectada por meio de exames de imagem. Esse é o diagnóstico precoce, por isso o autoexame tem um valor questionável.

Prótese de silicone nos seios pode levar à doença?
Esse é um questionamento muito levantado por mulheres. Porém, não tem risco nenhum da prótese de silicone levar à doença, o que poderia acontecer é dificultar o diagnóstico de algumas lesões.

Como é o tratamento de câncer de mama?
Tudo começa com a biópsia, que é uma cirurgia para diagnosticar o tumor. A partir daí, utiliza-se outras modalidades, como a quimioterapia, radioterapia e hormônio terapia

Quais alimentos ajudam a prevenir a doença?
A prevenção começa no controle do ganho de peso. Manter uma dieta saudável, evitando alimentos gordurosos, pois quanto menos gordura no corpo, menos hormônios. Além disso, evitar o estresse. A prática da atividade física também é uma aliada na prevenção, já que ajuda a perder peso e eleva a autoestima das mulheres que já passaram pela doença.

Qual é a importância da amamentação?
As taxas de hormônio feminino estrogênio caem durante a amamentação, isso pode ajudar na prevenção de possíveis tumores.

Pílula anticoncepcional aumenta o risco da doença?
Não tem impacto nenhum no desenvolvimento de tumores, o que pode causar é retenção de líquidos, inchaço e dor nas mamas.

Quais são as chances de cura de câncer de mama?

Quando diagnosticado precocemente, há até 95% de chances de cura. Por isso, é importante que mulheres a partir de 50 anos façam mamografia regularmente.
  • Comentários
  • Comentários Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Médica mastologista fala sobre mitos em torno do câncer de mama 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top