Samiha Sarhan
A estudante de jornalismo Sarah Teófilo Marcelino, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), conquistou o 2º Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (22/8), na sede do jornal, pelo diretor de Desenvolvimento Editorial do Estadão, Roberto Gazzi, e pela gerente de Relações Institucionais da Tetra Pak, Daniela Alves.
A universitária de 21 anos terá sua reportagem publicada no jornal O Estado de S.Paulo na edição deste sábado (23/8). Como parte do prêmio, a aluna vai participar de um programa de estágio personalizado de nove dias no Centro Knigth para Jornalismo nas Américas, na Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos.
Sarah Teófilo explicou que o seu maior desafio foi escrever de forma clara em apenas três mil caracteres.“Nunca pensei que fosse ser selecionada, a concorrência foi acirrada”, comentou a estudante que pretende aprimorar seus conhecimentos a partir do estágio nos EUA.
Os seis finalistas ganharam uma viagem para visitar áreas florestais no Paraná e tiveram suas reportagens publicadas no Portal do Estadão na véspera da etapa final do concurso.
Confira a reportagem vencedora: Fazendas em Goiás mantêm a esperança da preservação do Cerrado
Oportunidades na graduação
São vários os cursos existentes para estudantes de jornalismo que querem expandir seus conhecimentos e colocar em prática o que estudam na universidade. Organizações e veículos de comunicação, como a rádio CBN, as Organizações das Nações Unidas (ONU), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), todos os anos, abrem vagas para estágios e cursos voltados para estudantes de comunicação.
O estudante de jornalismo João Barbosa está no quinto período do curso e participa de uma seleção do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. O concurso é promovido pelo Instituto Vladimir Herzog e dá oportunidades para os estudantes mostrarem o que estão aprendendo na sala de aula.
“Foi preciso definir uma mídia para desenvolver nosso trabalho”, explica o universitário, que junto com outros dois colegas e um professor orientador criaram um site. O tema é As Heranças do Golpe de 1964. A equipe que for selecionada ganhará uma viagem a Israel para visitar o Museu do Holocausto.
0 comentários:
Postar um comentário