Últimas Notícias

    • O dia a dia dos blogs

      Mesmo com inúmeros blogs espalhados pelo mundo, esta ainda é uma ótima forma de ganhar dinheiro Grande parte das mulheres são inspiradas a partir de dicas de blogueiras famosas que passam os dias brincando com a moda, experimentando looks, conferindo novas tendências, conhecendo vários lugares diferentes, marcando presença em eventos e depois contando todas essas experiências num blog.   A blogueira goianiense e estudante, Vine Moraes, de 20 anos, começou sendo colaboradora no blog de uma amiga e logo tomou gosto por escrever e resolveu criar seu próprio espaço. Inicialmente, as postagens se resumiam em tendências e um breve contexto histórico, expressando sua opinião, dicas de como usar e onde encontrar o produto com preço acessível. De repente, o blog se tornou uma explosão e hoje as postagens são mais amplas, com ''Look do Dia'', ''Dicas de Beleza'', fotos de eventos e ''Provador Fashion''. Vine conta que o principal desafio é se vestir bem usando roupas de preços acessíveis, pois o objetivo é mostrar para as pessoas que não é necessário gastar muito em peças que serão usadas apenas em uma temporada. “Algumas redes de fast fashion como a Renner, Zara e C&A, por exemplo, nem sempre possuem produtos bons e com uma modelagem boa, por isso tenho que garimpar para achar o look perfeito, e está aí o prazer de ser blogueira”.   A estudante aponta os desafios em conciliar a rotina de blogueira com a faculdade. "Me desdobro para fazer tudo a tempo, e agradar minhas leitoras", pontua. Vine precisa dedicar  madrugadas e finais de semana para manter o blog sempre atualizado com informações de eventos, o que muitas vezes escapa para a rotina semanal e atrapalha na frequência das aulas no curso de Química. “Meu carro é um caos, com roupas e sapatos espalhados e, às vezes, chego a ter três eventos em um dia. Então tenho que trocar de roupa e passar maquiagem dentro do carro ou no banheiro da faculdade. É uma loucura, mas eu amo o que faço.” Blogueiras se tornam "famosas" da noite para o dia em tempos de internet. “O blog é como se fosse uma revista, mas escrito sob o ponto de vista e a opinião de cada blogueira, refletindo no estilo de cada leitor, e é isso que chama a atenção. Mesmo com milhares de blogs espalhados pelo mundo todo, ninguém é igual, então acredito que haja espaço para todos, mas é preciso empenho para que o reconhecimento das pessoas conquiste a confiança de marcas e, consequentemente, divulgue o trabalho”. Empreendedorismo No Brasil existem vários exemplos de blogueiras que fazem muito sucesso. O Blog Garotas Estúpidas, criado por Camila Coutinho, há sete anos no meio de um surto criativo em uma madrugada de insônia, é hoje o maior blog de moda do Brasil. De acordo com dados de setembro deste ano do Signature 9, o blog ficou em 7º entre os 99 blogs de moda mais influentes do mundo. Outra blogueira que também possui muito destaque entre as brasileiras é a Thássia Naves, com o blog de mesmo nome. Que criou seu cantinho há cinco anos e atrai uma multidão de fãs, além de milhares de seguidores nas redes sociais, com o intuito de compartilhar experiências do seu dia a dia com as leitoras. Mas cada dia que passa os blogs de moda se torna um ótimo negócio. Em entrevista para a revista Veja BH, Thássia Naves transformou seu bom gosto em um grande negócio, onde tudo o que ela veste vende, além de contar com dez anunciantes fixos no seu site e uma loja virtual. Ela conta também que para um produto ser incluído em um look do dia, as marcas precisam desembolsar no mínimo 3000 reais. Ela não fala sobre valores, mas reconhece que fatura como uma poderosa executiva, podendo cobrar 60 000 reais para sorrir e sumir de um evento. No entanto, para um blog se tornar uma fonte de renda é preciso ter publicidade, e hoje em dia é uma opção viável para anunciantes. Pois de acordo com e-bit, site que realiza pesquisas com usuários do meio online para analisar e entender hábitos e perfil do e-consumidor, a categoria mais vendida a partir de dispositivos móveis é moda e acessórios.   A estudante Camila Silva, de 18 anos, é prova disso, pois ela acessa seus blogs favoritos, principalmente o da Thássia, para ver as coleções de roupas, sapatos e acessórios, através da loja virtual. Mas também utiliza a rede social Instagram para acompanhar as o dia a dia das blogueiras.  Mas para chegar a esse ponto, significa que a procura por blogs ainda continua grande, e com as redes sociais se tornou cada vez mais fácil divulgar para as pessoas seu trabalho.

    • Frustração

sexta-feira, 22 de agosto de 2014
blogdasamiha

Estudante goiana vence 2º Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental

Reportagem retrata a possibilidade de fazendeiros crescerem economicamente sem destruír o cerrado


Samiha Sarhan


A estudante de jornalismo Sarah Teófilo Marcelino, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), conquistou o 2º Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo.
 O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (22/8), na sede do jornal, pelo diretor de Desenvolvimento Editorial do Estadão, Roberto Gazzi, e pela gerente de Relações Institucionais da Tetra Pak, Daniela Alves.


A universitária de 21 anos terá sua reportagem publicada no jornal O Estado de S.Paulo na edição deste sábado (23/8). Como parte do prêmio, a aluna vai participar de um programa de estágio personalizado de nove dias no Centro Knigth para Jornalismo nas Américas, na Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos.


Sarah Teófilo explicou que o seu maior desafio foi escrever de forma clara em apenas três mil caracteres.“Nunca pensei que fosse ser selecionada, a concorrência foi acirrada”, comentou a estudante que pretende aprimorar seus conhecimentos a partir do estágio nos EUA.


Os seis finalistas ganharam uma viagem para visitar áreas florestais no Paraná e tiveram suas reportagens publicadas no Portal do Estadão na véspera da etapa final do concurso.



Finalistas do 2º Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental



Oportunidades na graduação

São vários os cursos existentes para estudantes de jornalismo que querem expandir seus conhecimentos e colocar em prática o que estudam na universidade. Organizações e veículos de comunicação, como a rádio CBN, as Organizações das Nações Unidas (ONU), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), todos os anos, abrem vagas para estágios e cursos voltados para estudantes de comunicação.


O estudante de jornalismo João Barbosa está no quinto período do curso e participa de uma seleção do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. O concurso é promovido pelo Instituto Vladimir Herzog e dá oportunidades para os estudantes mostrarem o que estão aprendendo na sala de aula.


“Foi preciso definir uma mídia para desenvolver nosso trabalho”, explica o universitário, que junto com outros dois colegas e um professor orientador criaram um site. O tema é As Heranças do Golpe de 1964. A equipe que for selecionada ganhará uma viagem a Israel para visitar o Museu do Holocausto.






  • Comentários
  • Comentários Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Estudante goiana vence 2º Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.