Últimas Notícias

domingo, 1 de junho de 2014

O que é um jornalista freelancer?
Fonte: Casa dos focas 
Muita coisa. O jornalista freelancer é aquele cara que faz de tudo. Um verdadeiro prostituto do ramo jornalístico. Escreve, fotografa, assessora, revisa, grava VT, faz publicidade e, provavelmente tem um blog para divulgar esse seu vasto currículo. E ainda desempenha todas essas (e mais algumas) atividades ao mesmo tempo.
Os jornalistas devidamente empregados costumam olhar de cara feia para esse pessoalzinho “faz tudo”. Alegam que não são éticos, pois trabalham para todo mundo. Pura intriga da oposição. Grande parte dos freelancers tem compromisso com o que desenvolve e só topa trabalhar naquilo que acreditam, afinal, sem um contrato, eles têm liberdade de escolha.
Está certo que essa liberdade depende do quanto de freelas aparecerem no mês, mas ela está aí, para quem quiser ver. Um jornalista normalmente vai para o submundo do freela pela falta de um emprego decente, mas depois acaba gostando da ideia de não ter de bater cartão e ver editor corrigindo sua linha de pensamento.
Além, é claro, da experiência que todas essas oportunidades proporcionam. Pena que a carteira profissional não saiba disso. Consequentemente nem o empregador do sonhado emprego decente. E menos ainda a contribuição com o INSS. Mas os freelas dão uma boa grana, às vezes até mais que os trabalhos fixos, o único problema é a falta de respeito.
Ninguém respeita um profissional que está cada hora fazendo uma coisa diferente, em um lugar diferente, com gente diferente. Ou que trabalha em casa. O bullying já começa na família que nunca sabe dizer aos outros o que o jornalista de fato faz: “Ele tem feito uns bicos”. “Bá, ‘bico’ tira todo o glamour da coisa. Isso sim é muito desrespeito. Essa semana arrumo um emprego fixo”.
Por Andreza Galiego






  • Comentários
  • Comentários Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top