Últimas Notícias

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

(Quase) Perfeita simetria



A russa Jana Romanov fotografou mais de 40 casais grávidos dormindo. Fez a foto de cima, usando escadas para tentar capturar toda a fragilidade da gravidez e contínua simetria na posição do casal na cama.

Uma ideia diferente, que surgiu em um momento de crise, quando a fotógrafa ainda estava nos seus 25 anos de idade. Percebeu que todos seus amigos estavam se casando e tendo filhos. "Naquela época, comecei a perceber que muitos dos meus amigos estavam engravidando, e de repente tudo mudava. Toda a diversão, as bebedeiras, pegar carona, tudo parava e, pra mim, foi um momento muito difícil porque me senti muito sozinha”, explica a fotógrafa.

O momento de inspiração inicial do projeto foi em uma noite que Jana dormiu na casa de um casal de amigos grávidos. No meio da noite, ela percebeu que eles estavam dormindo no chão. “Tinha uma escada no apartamento, então subi lá e tirei uma foto. A imagem dizia muita coisa sobre a relação deles; a maneira como eles estavam dormindo fazia parecer que eles eram um time e extremamente desconectados ao mesmo tempo,” conta a russa, que a partir de então criou um projeto para fotografar 40 casais grávidos dormindo em 40 semanas de gravidez. 

A técnica utilizada por Jane foi a seguinte: Um dia antes de fotografar ela colocava uma escada no quarto e já deixava a câmera posicionada, depois ia dormir. Às seis horas da manhã, levantava-se e com muito cuidado fotografava os grávidos por duas horas, até eles acordarem.

Cada casal gerou uma imagem e foram mais de 300 e-mails para encontrar os casais que aceitaram. O projeto só foi finalizado após 3 anos.

Todo esse esforço e detalhismo resultaram em um livro com fotos incríveis, o “Waiting”. Aliás, daqui 10 anos a russa pretende fotografar essas famílias novamente e conhecer o que mudou em suas vidas. “As crianças nascidas agora só vão ter lido sobre a União Soviética nos livros de história — seus pais nasceram na época da queda. Acho que será interessante ver como eles terão mudado em dez anos”, explica.

As imagens demostram naturalidade e levantam uma reflexão sobre como uma gravidez altera não apenas a posição do casal na cama, mas também o futuro posicionamento do casal diante da vida.

Confira as fotos:













  • Comentário
  • Comentários Facebook

9 comentários:

Item Reviewed: (Quase) Perfeita simetria 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top