Últimas Notícias

sábado, 4 de outubro de 2014

O Outubro rosa que ajuda colorir a vida das mulheres



Outubro, que ficou conhecido como Outubro Rosa, é o mês da prevenção do câncer de mama. Neste mês, diversas monumentos e casas no mundo todo são iluminados pela cor rosa. O movimento que se iniciou nos anos 1990, em Nova York com uma corrida de rua, tem por objetivo chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância de diagnóstico precoce.


O câncer de mama é pouco incidente antes dos 35 anos, mas acima dessa idade, os casos registrados são grandes e o tumor cresce mais rápido. Segundo o ginecologista do SUS (Sistema Único de Saúde) Túlio Alves Sardinha, por essa razão, os exames indicados para a prevenção como mamografia e ultrassonografia devem ser feitos anualmente depois dos 40. “As mulheres são mais atingidas por este câncer devido o fator hormonal. Mas, ainda assim, as mulheres não costumam realizar o exame com a frequência ideal por medo e dificuldade de acesso ao exame e a consulta com especialista através do SUS.”


Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, as chances de cura do tumor chegam a 95%. Tumores, nesta fase, podem ser menor que 1 centímetro e podem não ser detectados por apalpação, mas são visíveis na mamografia.


Não é possível evitar o câncer de mama, mas o objetivo do Outubro Rosa é lutar pelo diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura. Cássia Alves foi diagnosticada com a doença quando tinha apenas 27 anos. “Fiquei assustada porque tinha uma filha de sete anos. Chorei algumas vezes, mas limpei as lágrimas e parti para a luta. Fiz 6 sessões de quimioterapia e 36 de radioterapia. Após a 1ª quimioterapia, todo o meu cabelo caiu, gostei de ficar careca e não achei feio. Logo meu cabelo cresceu de novo, como era antes”, conta Cássia.


As mulheres que precisam retirar a mama adoecida, podem fazer a reconstrução posteriormente. O melhor momento para a reconstrução deve ser discutido com o médico. Existem diversas técnicas para reconstrução da mama como a prótese, expansor, TRAM, Lipofilling, entre outras. É necessário pesquisar qual a técnica e resultado que melhor se adequa a cada mulher e levar em conta os conselhos do cirurgião.



As adolescentes precisam ser incentivadas a conhecer o corpo desde a puberdade, fase que ocorre por volta dos 13 anos, quando a mama começa a se desenvolver. Nesse período, é necessário fazer a primeira visita ao ginecologista para criar uma relação de confiança com o médico e receber instruções de como realizar o exame feito a partir da apalpação. 
  • Comentários
  • Comentários Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O Outubro rosa que ajuda colorir a vida das mulheres 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.
Scroll to Top